quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Carta do Mestre João ao Rei D. Manuel sobre o Cruzeiro do Sul

Assim como fiz com A Carta de Pero Vaz de Caminha, venho aqui compartilhar outro documento de igual importância, mas não tão conhecido. Trata-se de um comunicado enviado ao Rei D. Manuel, datado de 1º de maio de 1500, informando sobre as circunstâncias acerca do “descobrimento”. O documento que ficou conhecido como A Carta do Mestre João foi escrita pelo espanhol João Faras ou João Emeneslau, que era cosmógrafo a serviço do rei.

domingo, 4 de setembro de 2011

Stargate Universe - segunda temporada


Bem, sei que meu post está um pouco atrasado, mas aqui vai. Stargate Universe terminou. Cancelado em sua segunda temporada. Para mim esta série começou mesmo a emplacar somente na metade desta última temporada, com excelentes episódios, mas já era tarde demais. Como comentei em meu post anterior, a primeira temporada foi extremamente ruim, muito difícil de assistir, onde o stargate ficou relegado para segundo, para não dizer terceiro, plano. O final não foi realmente um “final” visto terem que tentar terminar algo repentinamente com o cancelamento, mas fazer o que, já que estragaram toda a mitologia que começou no cinema há muitos anos atrás e continuou fantasticamente com SG1 e Atlantis na TV. Tirando os últimos oito episódios, que foram muito bons, SGU estragou a franquia Stargate em seu conceito.

sábado, 3 de setembro de 2011

FRINGE - terceira temporada

A quarta temporada está para começar e eu procrastinei este post até o momento.

Na terceira temporada, que terminei de assistir há um bom tempo, os episódios únicos (independentes entre si) foram bons em ambos os universos, mesmo que poucos em quantidade. Ao contrário, a mitologia Fringe foi amplamente explorada e terminou de maneira surpreendente, deixando espaço para muito debate e especulações.

O que gostei muito nesta temporada foi a exploração dos personagens do outro universo, fazendo com que nossa primeira impressão sobre eles e nosso preconceito fossem colocados em cheque ao conhecer verdadeiramente, até agora, cada um mais profundamente.